domingo, 25 de agosto de 2013

TRE Inaugura forum Eleitoral em Nova Cruz

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, desembargador João Rebouças inaugurou nesta sexta-feira, 23, o Fórum Eleitoral de Nova Cruz, que sediará a 12ª. Zona Eleitoral. 
Para o presidente do TRE-RN, desembargador João Rebouças, a inauguração do Fórum representa um momento de grande importância para a Justiça Eleitoral do Estado. 

“Nesta solenidade experimentamos o prazer do dever cumprido, pois se vê concretizada outra etapa do programa de aparelhamento e modernização dos serviços eleitorais, fato que conforma a vitalidade moral desta Instituição, que é forjada na devoção democrática, cujas bases esteiam-se na liberdade consciente e responsável”.





O presidente destacou ainda: “Esta Justiça Especializada, cada vez mais, centraliza as suas atenções e investimentos no eleitor, figura central de todo o processo democrático, a quem devemos proporcionar um atendimento digno, confortável e de qualidade, bem como instrumentos capazes de garantir o livre exercício do direito ao voto”.


Além do Fórum de Nova Cruz inaugurado nesta sexta-feira, 23, já foram iniciadas as obras dos municípios de Assu, Parnamirim, Areia Branca e Governador Dix-Sept Rosado. E, ainda este ano, começam as obras municípios de Patu, São José de Campestre, Apodi, Ceará Mirim e Macaíba. “Por isso a Justiça Eleitoral Brasileira, na sua busca incansável de garantir um processo verdadeiramente democrático, sempre procurou construir Fóruns funcionais e desenvolver tecnologias garantidoras de uma votação que fosse ao mesmo tempo segura, célere e eficiente”, afirmou.


É com este desejo que a atual administração do TRE-RN, na opinião do seu presidente, não tem medido esforços para a ampliação e consolidação de um dos mais avançados sistemas de votação do mundo: as urnas biométricas. “Isso vai abolir de vez, o que nos períodos das eleições, ouvimos no interior do Estado: uma pessoa ter votado por outra ou até no lugar de alguém que já morreu. Com a biometria, somente se alguém guardar o dedo do morto”, disse.


O TRE-RN iniciou um arrojado programa de cadastramento biométrico envolvendo 40 municípios, já tendo concluído a primeira fase da revisão eleitoral e cadastrando o eleitor nos municípios de Pau dos Ferros, Encanto, São Francisco do Oeste, Francisco Dantas, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Água Nova, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Lucrecia, Rafael Godeiro, Gov. Dix-Sept Rosado, São Tomé, Barcelona, Ruy Barbosa e Lagoa dos Velhos.


A segunda fase está sendo iniciada e contempla os municípios de Areia Branca, Grossos, Tibau, Monte Alegra, Lagoa Salgada, Vera Cruz, Brejinho, Parelhas, Equador e Santana do Seridó. Ao final desse programa, o Rio Grande do Norte terá 53,23% dos eleitores cadastrados nesse novo e seguro sistema, e terá até 2018, conforme meta estabelecida pelo TSE para todo o país, para concluir o cadastramento integral do eleitorado.


O juiz da 12ª. Zona eleitoral, Ricardo Henrique de Farias, ao falar aos presentes na solenidade de inauguração, disse que a Justiça Eleitoral não é indiferente: “É militante na luta para fazer valer a verdade, para fazer valer a vontade do cidadão, que escolhe, que decide, que impõe o seu governo, os seus valores”.


Acrescentou que “a Justiça Eleitoral não tem como objetivo aquilo que é comum às demais demandas forenses. O objetivo da Justiça Eleitoral não tem valor patrimonial, não está envolvido com a liberdade, não tem a ver com a família, mas o objeto do mandato envolve tudo isso, porque os representantes do eleitorado lá estarão nas defesas desses princípios, desses ideais”.



Também discursou na solenidade a prefeita de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, que destacou: “Este projeto belo e espaçoso só ganhou vida em razão dos esforços empreendidos por todos aqueles que, de uma forma ou de outra, almejam um futuro melhor para o nosso país”.



A solenidade de inauguração do Fórum de Nova Cruz contou com a presença de desembargadores do TRE, Membros da Corte do TRE-RN, Deputado Fabio Dantas que representou o Presidente da Assembleia Ricardo Motta, dos Prefeitos de Passa e Fica Pedro Augusto Lisboa (PEPEU), João Paulo Lopes de Lagoa Danta, Algacir Januario de Montanhas, Alem do Ministro GARIBALDI ALVES FILHO da Previdência Social que anunciou na oportunidade a inauguração do prédio da PREVIDÊNCIA que fica ao lado do fórum em Nova Cruz para o final de Setembro ou inicio de Outubro e os Familiares do homenageado EX-DEPUTADO Ney Aranha Marinho. 

Toda a Cerimonia foi conduzida por Ionaldo Balbino a convite do TRE/RN, na oportunidade os presentes poderão prestigiar uma apresentação cultural do Grupo MACAMBIRAIS de Passa e Fica.
REGIONAL ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve