sábado, 25 de janeiro de 2014

Oposição da Ucrânia rejeita proposta de Yanukovich de assumir o governo



'Manteremos nossas posições', disse Vitali Klitschko, da oposição.

Presidente Yanukovitch recebeu manifestantes para conter crise.

Manifestantes atacam tropas policiais enquanto tentam se proteger em Kiev, na Ucrânia (Foto: Efrem Lukatsky/AP)

A oposição ucraniana rejeitou neste sábado (25) a proposta do presidente, Viktor Yanukovich, de assumir o cargo de primeiro-ministro para terminar a crise provocada pelos protestos anti-governo.

De acordo com a agência EFE, o líder da oposição Arseni Yatsneniuk substituiria o atual primeiro-ministro Mykola Azarov.

O presidente também ofereceu ao ex-boxeador Vitali Klitschko o cargo de vice-primeiro-ministro de Assuntos Humanitários.

"À nossa proposta de revogar as leis ditatoriais, Yanukovich respondeu com a proposta de introduzir modificações. Manteremos nossas posições no Maidan e nas regiões", proclamou Klitschko ao se dirigir aos manifestantes na Praça da Independência de Kiev.

Reunião após tensão
O presidente Yanukovitch recebeu os líderes da oposição numa tentativa de realizar novas negociações depois do aumento da tensão na capital.

A tensão aumentou na noite desta sexta-feira (24) e madrugada de sábado em Kiev, onde foram registrados novos embates entre manifestantes e policiais nos mesmos lugares varridos por violentos choques esta semana.

Os manifestantes voltaram a queimar pneus, alimentando a barricada que os separa há dias das forças do Batalhão de Choque, nas imediações do estádio do Dínamo de Kiev. Imagens transmitidas por uma emissora local mostravam bastante fumaça na rua Gruchevski.

Em um comunicado, o Ministério do Interior denunciou a atitude dos manifestantes, que "voltaram a provocar a polícia". O governo e a oposição haviam acertado uma trégua de algumas horas na quinta-feira (23) para uma negociação, que não teve resultados positivos. Os protestos retornaram já na sexta-feira (24)


Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve