quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Jovens iranianos foram condenados a 6 meses de prisão e 91 chibatadas após dançarem a música Because I’m Happ


ASSISTA AQUI


Um grupo de seis jovens iranianos, que filmou um vídeo dançando a música de Pharrel Williamns, foram condenados pela justiça.

Eles terão de enfrentar 6 meses na cadeia além de sofrerem agressões impostas pela decisão judicial, totalizando 91 chicotadas. O diretor do vídeo, Sassan Solemani, recebeu uma pena maior, com 1 ano de prisão.

Após protestos e manobras judiciais do advogado, a pena poderá ser suspensa. Isso significa que, caso não sejam presos por qualquer motivo, em um prazo de 3 anos, suas penas atuais serão definitivamente canceladas.

“A pena suspensa torna-se nula e sem efeito após um determinado período de tempo”, disse Farshid Rofugaran. “Quando é uma pena suspensa, o veredicto não é realizado, mas se nesse período um crime semelhante for cometido, então o acusado está sujeito a punição legal e apena que havia sido suspensa, também será executada”.

O grupo foi preso em maio de 2014, um mês depois que o vídeo se tornou viral no YouTube. As autoridades iranianas supostamente encontraram problemas no fato de que as mulheres estavam dançando ao lado dos homens e por não usarem um hijab (véu islâmico).

Durante o tempo atrás das grades, os três homens e três mulheres foram humilhados e obrigados a ir à televisão nacional para pedir desculpas por terem gravado o vídeo, dizendo que tinham sido persuadidos erroneamente para fazer este ato ilegal.

Depois de “confessarem o terrível crime”, eles foram libertados sob fiança e alguns deles foram autorizados a viajar apenas dentro do país, disse Rofugaran.

O chefe da Anistia Internacional do Reino Unido, Champa Patel, condenou o julgamento e disse ao DailyMail: “Prender pessoas porque dançaram uma música chamada Porque Eu Sou Feliz, é elevar as coisas a um novo nível de ironia bizarra, até mesmo para as autoridades iranianas mais autoritárias”.

Ele prossegue: “O Irã já demonstrou ter destruído toda a liberdade de expressão, proibindo a utilização de antenas parabólicas, filtrando a internet, prendendo jornalistas, artistas e diretores de cinema. As autoridades devem parar de perseguir pessoas e cancelar essa condenação ridícula contra esses jovens”.

No Youtube, a descrição do vídeo dizia: “Nós fizemos este vídeo da música de Pharrel Willians em 8 horas, usando o IPhone 5S. “Feliz” é apenas uma desculpa para sermos felizes. Nós apreciamos cada segundo e esperamos colocar um sorriso em seu rosto!”.

O cantor, estarrecido com a prisão, desabafou no Facebook, postando: “É muito triste que essas crianças tenham sido presas por espalhar a felicidade”.

Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve