terça-feira, 9 de setembro de 2014

Prefeitura do Natal participa do “Setembro Cidadão”


Acreditar que há como melhorar a cidade em que se mora e começar uma “revolução”, é a proposta do projeto “Setembro Cidadão”. Foi com essa finalidade que o Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira criaram o projeto Setembro Cidadão. A ideia foi inspirada em iniciativas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul e a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, integra esta corrente, para incentivar os natalenses a exercer cidadania.

O juiz e a advogada criaram o Setembro Cidadão, por entender que é preciso promover boas práticas de educação cidadã. O projeto se tornou uma lei estadual desde 27 de agosto de 2013, “O exercício da cidadania tem que ser diário. O projeto é para avivar a questão durante todo o mês de setembro, para isso faremos diversos eventos e ações. E a Prefeitura de natal está sendo uma grande parceira”, diz Jarbas Bezerra.

A Prefeitura do Natal utilizará peças de decoração nas cores verde e amarela, a mesma usada durante a Copa, para o Setembro Cidadão. Para dar visibilidade, prédios públicos serão totalmente iluminados. Foram escolhidos, o Palácio Felipe Camarão, a sede da Fundação Capitania das Artes, o Pórtico dos Reis Magos e Parque da Cidade.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos confeccionou 10 símbolos da campanha, em forma de broche gigantes, estão sendo espalhados pelas principais avenidas da cidade. A iluminação especial durante todo o mês.

Além disso, o símbolo também receberá iluminação nas cores verde e amarela, para ressaltar o patriotismo. “A Prefeitura não poderia ficar de fora desta iniciativa, pois é um dos maiores objetivos, dessa gestão, estimular a população a cuidar do lugar onde ela vive. Não existe desenvolvimento social sem educação. E o projeto é essencialmente isso”, ressalta o secretário Raniere Barbosa.

A intenção é envolver todos os setores públicos e privados, o que não vai ser algo difícil, diante da ótima repercussão do projeto até em cidades de outros estados. Também são parceiros Governo do Estado, Assembleia Legislativa, a Fiern, a Fecomércio e o Midway Mall, que irão fazer campanha voltada para a educação cidadã. Em Santa Cruz, a estátua de Santa Luzia também ganhará iluminação.

Programação e atividades do Setembro Cidadão:

10/09
Dia da Lei da Educação Cidadã. A partir das 15h, na Praça Cívica de Natal, com presença de 25 instituições, todas com tendas, promovendo atividades educativas

13/09
Primeiro jogo da cidadania: ABC x América (pelo Campeonato Brasileiro – Série B) na Arena das Dunas

14, 21 e 28/09
Costeira Cidadã – Atividades recreativas envolvendo cidadania, a partir das 17h, na Via Costeira

25/09
Dia Nacional do Trânsito – Atividades realizadas pelo Detran-RN e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob)

26/09
Abertura do X Encontro da Justiça Militar: Eleições e Cidadania, na Esmarn, às 19h

Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve