quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Novo app do Google leva 'timeline' ao Gmail e dá dicas sobre e-mails

'Inbox' permite adiar a leitura de mensagens e prioriza e-mails importantes.
Acesso ao recurso é feito por meio de convites; layout do Gmail é mantido.

Foto: Divulgação
Aplicativo Inbox, que cria uma caixa de entrada
personalizada para o Gmail, que classifca e-mails
e os exibe em forma de 'timeline' de redes
sociais. (Foto: Divulgação/Google)

O Google lançou nesta quarta-feira (22) um serviço que classifica e-mails do Gmail em categorias e dispõe as mensagens los em forma de "timeline", como em uma rede social, com o objetivo de personaliza o correio eletrônico.

Criado pela mesma equipe do Gmail, o "Inbox" pode ser acessado tanto na web como por aplicativos para iOS e Android. Por enquanto, o acesso ao Inbox é feito somente por meio de convites enviados por quem já é usuário. A primeira leva de convites começou a ser liberada. Os interessados podem pedir para entrar ao inbox@google.com.

Uma das principais características do "Inbox" é categorizar os e-mails enviados a uma conta do Gmail conforme relevância e teor. Assim, são mostradas com maior destaque as mensagens com conteúdo que costuma ser lido pelo usuários, a exemplo de fotos e arquivos enviados por amigos e familiares, bem como e-mails com informações importantes, tais quais lembretes de voos reservados pela internet.

Para tornar a leitura mais ágil, o "Inbox" faz essa exibição em uma timeline, semelhante às de Twitter e Facebook. Para reforçar essa característica, os e-mails podem ainda ser adiados para serem lidos mais tarde quando serão exibidos novamente.

O "Inbox" também possui ainda um sistema de lembretes, em que é possível criar de forma fácil avisos para compromissos cotidianos, como pegar a roupa na lavandeira. Já a função “assistência” adiciona a essas notificações o telefone do local onde ocorrerá o evento e se o local estará aberto no dia marcado.

A assistência também atua sobre os e-mails ao incluir neles informações adicionais. Para um e-mail sobre a reserva em um restaurante, um mapa é incluído. Para a reserva de um voo, as adições podem ser o link para fazer o check-in e o status dos voos em tempo real. Esses são dados extraídos da internet e relacionados ao conteúdo.

Se o momento for conturbado e a notificação não puder ser atendida no momento, é possível ativar a função “soneca”, que silencia esses avisos. As configurações aplicadas ao novo serviço não são transferidas para o Gmail, que continua a funcionar normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve