sábado, 8 de novembro de 2014

Ilustrator quer processar o PT pelo uso do desenho de Dilma


O ilustrador Sattu Rodrigues, responsável pela criação do desenho estilizado de Dilma Rousseff (PT), feito sobre uma foto de 1970, e usado ativamente pela sua campanha à Presidência neste ano, afirmou que nunca permitiu que a imagem fosse utilizada para tais fins e quer que o partido pague indenização por direitos autorais. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a publicação, o autor da imagem diz que nunca foi procurado por nenhum integrante da campanha do PT para que desse autorização do uso do desenho. “Ninguém nunca me procurou. Fiquei surpreso. Quando vi, no final do primeiro turno, já estava rolando”, disse à Folha.

O ilustrador explica que fez a ilustração em 2010, a pedida da revista Época, para estampar uma das capas da publicação. Quatro anos depois, a imagem foi amplamente usada pela campanha de Dilma, na televisão, em banners, em folhetos, na internet, em comícios e em diversos materiais de divulgação.

O advogado de Sattu, André Marsiglia diz que “houve uso indevido da obra, de forma comercial e também com implicações ideológicas”. “Houve violação autoral e buscaremos uma forma para que Sattu se sinta protegido e ressarcido”, explica.

Embora o contato com a campanha não tenha sido feito por meio do advogado, a Folha de S.Paulo, após a entrevista com o ilustrador, procurou a campanha da petista. Eles confirmaram que nunca entraram em contato com Sattu e afirmaram que o caso foi encaminhado para a análise de seu setor jurídico.


Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve