segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Goleiro alemão Neuer vai disputar Bola de Ouro com Messi e CR7; Marta é finalista e Neymar concorre à seleção ideal


O goleiro Manuel Neuer será o desafiante da vez dos craques Messi e Cristiano Ronaldo na disputa da Bola de Ouro da Fifa e da revista “France Football”. O jogador do Bayern de Munique campeão do mundo com a seleção alemã em julho foi escolhido um dos três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo.

Um goleiro não concorre ao prêmio de melhor jogador do mundo desde 2002, quando o alemão Oliver Khan ficou em segundo lugar na disputa, perdendo para o centroavante Ronaldo. Em toda a história do prêmio, apenas um goleiro venceu a Bola de Ouro. Foi o soviético Lev Yashin, em 1963. Naquela época, a premiação era dividida e o então goleiro do Dínamo de Moscou ganhou o prêmio que era concedido ao melhor jogador da Europa.

O desafio de Neuer será dos mais difíceis, mas o goleiro tem como credenciais a exibir um excelente desempenho com a camisa do Bayern e o título mundial pela seleção alemã. Neuer foi um dos destaques do time na Copa, torneio em que enfrentou tanto Cristiano Ronaldo quanto Messi e saiu de campo sem levar gols deles.

Na primeira fase da Copa, a Alemanha venceu Portugal na estreia por 4 a 0 no dia 16 de junho, em Salvador. Já o confronto contra Messi foi na decisão, em que os alemães faturaram o título no Maracanã, no dia 13 de julho, ao vencerem por 1 a 0, gol de Mário Götze.

O Brasil não ficou entre os finalistas do prêmio principal, mas tem uma finalista na disputa de melhor jogadora do mundo. Mais uma vez a atacante Marta vai concorrer ao prêmio. Suas adversárias são a alemã Nadine Kessler e o americana Abby Wambach.

Os vencedores do prêmio serão conhecidos no dia 12 de janeiro, na festa da Fifa, em Zurique, na Suíça.

Neymar e Diego Costa concorrem à seleção ideal da Fifa


Neymar é um dos 15 finalistas ao prêmio da Fifa de melhor atacante do ano. O jogador do Barcelona foi anunciado na cerimônia da entidade, em parceria com a FIFPro, o sindicato mundial dos jogadores profissionais, em Zurique, nesta segunda-feira, ao lado de Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol, e craques como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, dupla que concentrou os prêmios da Fifa nos últimos anos.

Além deles, Neymar terá a dura concorrência de jogadores como o uruguaio Luis Suárez, artilheiro do último Campeonato Inglês, o alemão Thomas Müller, um dos artilheiros da Copa do Mundo, e o holandês Arjen Robben, considerado por muitos o melhor jogador do Mundial disputado no Brasil.

Curiosamente, a lista dos atacantes finalistas inclui atletas que atuam como meio-campistas, como o francês Franck Ribéry, e o alemão Marco Reus. Já nomes como o do colombiano Falcao Garcia, do uruguaio Edinson Cavani e do holandês Robin Van Persie, finalista ao Prêmio Puskás pelo golaço que marcou de cabeça na Copa, ficaram fora da lista dos atacantes finalistas.

Esta lista tem ainda o argentino Sergio Agüero, o galês Gareth Bale, o francês Karim Benzema, o sueco Zlatan Ibrahimovic, o polonês Robert Lewandovski e o inglês Wayne Rooney.

Os 15 jogadores disputam três vagas de atacantes na seleção ideal da Fifa, a ser anunciada em 12 de janeiro no mesmo evento em que será revelado o vencedor do Bola de Ouro. Ao todo, 55 jogadores disputam 11 vagas no time ideal, sendo 20 defensores, 15 meio-campistas e cinco goleiros.

Com a inclusão de Neymar na lista dos finalistas para a posição de atacante, o Brasil conta com seis jogadores na briga para entrar na seleção ideal, além de Diego Costa, naturalizado espanhol. Os outros cinco atletas são todos defensores (zagueiros ou laterais): Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Filipe Luis e Marcelo.

Marta é finalista de prêmio da Fifa pela 11ª vez seguida

Assim como acontece anualmente desde 2004, Marta está entre as três finalistas do prêmio de melhor jogadora do ano de 2014. Nesta segunda-feira, a Fifa anunciou o nome das três atletas mais votadas por jornalistas, capitães e técnicos. A vencedora será revelada no dia 12 de janeiro, em Zurique (Suíça), durante a cerimônia da entrega da Bola de Ouro.

Terceira colocada em 2004 e segunda em 2005, Marta ganhou por cinco anos consecutivos, de 2005 a 2010. Desde então, fica entre as três finalistas, mas não leva o troféu. Foi a segunda melhor de 2011 e 2012 e terceira no ano passado. Agora concorre contra a alemã Nadine Kessler e a norte-americana Abby Wambach.

Neste ano, Marta voltou à Suécia para jogar pelo Tyresö e ajudou a equipe a chegar pela primeira vez à final da Liga dos Campeões da Europa, tendo marcado sete gols no torneio. Na decisão, balançou a rede duas vezes, mas o Wolfsburg, da Alemanha, garantiu o título.

Em julho, porém, Marta trocou de clube na Suécia e conquistou o título do campeonato nacional pelo Rosengard – o Tyresö encerrou as atividades por falta de dinheiro, no meio do torneio. O time está nas quartas de final da Liga dos Campeões e a brasileira vai reencontrar o Wolfsburg.

Do clube alemão vem uma das concorrentes de Marta pelo prêmio da Fifa, a meio-campista Nadine Kessler, de 26 anos, destaque do Wolfsburg no bicampeonato europeu e no tricampeonato alemão.

Já a veterana Abby Wambach, de 34 anos, venceu o prêmio em 2012 e agora volta a concorrer. A norte-americana é a estrela do Western New York Flash na National Women’s Soccer League (NWLS), a liga norte-americana feminina de futebol.

O Globo e Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve