domingo, 1 de fevereiro de 2015

Deputado desliga painel eletrônico durante tumulto na Assembleia da Paraíba e eleição é adiad


Foto Reprodução
A eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa, foi suspensa neste domingo (1º) e adiada para às 9h30 de segunda-feira. O sistema eletrônico quebrou durante tumulto no cadastro dos novos deputados estaduais.

O deputado Tião Gomes (PSL) admitiu que desligou o sistema eletrônico. “Não acompanhamos o processo de sistema de candidatos na urna, e isso deu a entender que a eleição poderia ser fraudada. Desliguei o sistema eletrônico, não quebrei”, disse Gomes.

O deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN) presidia a sessão quando um grupo iniciou uma discussão sobre a lisura do sistema de votação durante a sessão. Marcelo também é candidato a presidência da assembleia. O outro candidato é o deputado Adriano Galdino (PSB).

Um grupo de deputados afirmou que não teve acesso ao cadastro dos nomes dos candidatos. O deputado Jeová Campos (PSB) solicitou a votação manual, usando a cédula de papel, mas o presidente da sessão negou o pedido. Ao ser informado que o pedido foi indeferido, Campos deu um murro na mesa.

Os deputados iniciaram um tumulto, alegando que o processo poderia ser fraudado. O deputado Trócolli Júnior (PMDB) questionou por que Ricardo Marcelo estava presidindo a sessão já que seria candidato à presidência e afirmou que a bancada queria “voto em cédula para marcação dos votos”. O deputado Ricardo Barbosa (PSB) retrucou, dizendo que a declaração de Trócolli era “irresponsável”.

Durante o tumulto, seguranças da assembleia entraram no plenário para controlar a confusão. Em seguida, o sistema parou de funcionar. A sessão foi suspensa por cerca de 20 minutos para que os deputados se acalmassem, porém, teve de ser suspensa porque o sistema eletrônico não voltou a funcionar.

O regimento interno da Assembleia Legislativa da Paraíba determina que a eleição da mesa diretora ocorra no dia 1º de fevereiro.



UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve