terça-feira, 31 de março de 2015

Governo do RN apresenta Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2015




O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), lançará oficialmente, nesta quarta-feira, 8h30, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2015. A iniciativa, que reunirá os principais atores do agronegócio num café da manhã, visa promover e estimular a cadeia produtiva da agropecuária potiguar. Na ocasião, o governador do Estado, Robinson Faria, anunciará novidades programadas para este ano no segmento e entregará seis veículos novos para compor a frota de inspeção e fiscalização agropecuária do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN).

O Circuito de Exposições 2015 contará com 14 eventos/feiras agropecuários, com destaque para as exposições de São Paulo do Potengi, Lajes, Caicó e Currais Novos, além da Festa do Bode em Mossoró, e da Festa do Boi 2015, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O Governo do RN está apoiando a participação dos criadores, fomentando a cadeia produtiva e investindo nos eventos durante todo o ano, em diversificadas regiões, destinando R$ 1 milhão do orçamento para estes investimentos. “O agronegócio é o principal motor da nossa economia, sendo responsáveis pelas exportações e por gerar renda e emprego no campo. O Estado tem vocação natural para produzir. Isso precisa ser estimulado e resgatado através de ações como estas de Governo”, destacou o governador Robinson Faria.



O conjunto de eventos, de acordo com a Secretaria de Agricultura, representa excelente relação custo benefício, contribuindo decisivamente para a economia do Estado e a fixação de empregos e negócios no campo, além da valorização e desenvolvimento da genética potiguar. De acordo com Haroldo Abuana, secretário titular da Sape, as feiras serão responsáveis pela geração de mais R$ 200 milhões em negócios, distribuídos entre vendas diretas, financiamentos bancários, leilões. “O setor está unido e otimista. O governador Robinson tem demonstrado compromisso com a agropecuária. Com este apoio estamos mais fortes para enfrentar as adversidades e os resultados virão”, destacou Haroldo Abuana.

O presidente da ANORC, Antônio Teófilo, enfatizou a importância do calendário de eventos para a sustentação e impulsionamento da agropecuária norte-rio-grandense. “O Estado tem potencial, tem vocação, tem criadores abnegados, tem profissionais com conhecimento, desenvolve genética para dar e vender. Com este apoio do Governo do RN, é possível promover e estimular as iniciativas e manter o nível de ocupação e negócios gerados no campo”, destaca Antônio Teófilo. Ele lembra que o primeiro evento do calendário do Circuito de Exposições Agropecuárias 2015 é uma homenagem a São Paulo do Potengi que, tradicionalmente, abre as feiras agropecuárias no RN. “Teremos a apresentação do calendário oficial no Parque Aristófanes Fernandes. E em seguida, no dia 17 de abril, a Exposição Agropecuária de São Paulo do Potengi, sempre organizada e com elevada participação popular”, destacou o presidente da ANORC.

As feiras agropecuárias, que movimentam os municípios e contribuem para a economia do interior do Estado, representam o ambiente adequado para realização de negócios envolvendo animais de elevada genética. O presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, destaca a importância dos eventos para as cidades. “Sem dúvida contribuem para sustentar a economia municipal, gerar e manter ocupação no campo, estimulam os empreendedores rurais”, destaca o prefeito. Neste eventos, o comprador pode adquirir animais dos melhores selecionadores da região. Um dos destaques é o plantel da EMPARN, com reconhecimento nacional, pela alta qualidade dos animais, com destaque para as raças zebuínas.São parceiros dos eventos do agronegócio 2015, além da ANORC, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, FAERN/SENAR, SEBRAE, COEX, ABCC, FEMURN e órgãos da administração indireta, coligados a Secretaria da Agricultura, como a EMATER-RN, EMPARN, CEASA E IDIARN.

Confira o Calendário do Circuito de Exposições Agropecuárias 2015

17 a 19 de abril – Exposição de Caprinos e Ovinos do Potengi e Feirão do Pronaf (Ranqueada), São Paulo do Potengi; 21 a 24 de maio – Exposição Agropecuária do Seridó (Ranqueada), Caicó; 04 a 07 de junho – Festa do Interior / Festa do Leite e Feira dos Municípios do RN (Ranqueada), Parnamirim; 12 a 14 de junho – Caprifeira (Ranqueada), Coronel Ezequiel; 03 a 05 de julho – Exponovos (Ranqueada), Currais Novos; 17 a 19 de julho – Caprifeira de Afonso Bezerra (Regional), Afonso Bezerra; 06 a 09 de agosto – Festa do Bode / Exposição de Caprinos, Ovinos e Bovinos do Oeste Potiguar e 1ª Feira da Agricultura Familiar (Ranqueada), Mossoró; 14 a 16 de agosto – Torneio de Cabras Leiteiras do Litoral Agreste (Regional), São José do Mipibu; 28 a 30 de agosto – Exposição da Região Central (Ranqueada), Lajes; 11 a 13 de setembro – Torneio Leiteiro de Bovinos, Caprinos e Feira do Agronegócio (Regional), Acari; 10 a 17 de outubro – FESTA DO BOI 2015 – 53ª Exposição Animais e Máquinas Agrícolas do RN (Regional), Parnamirim; 13 a 15 de novembro – Oeste Leite – Exposição de Animais e Torneio Leiteiro (Regional), Apodi; 04 a 06 de dezembro – Feira Agropecuária de Jardim do Seridó (Regional), Jardim do Seridó; 11 a 13 de dezembro – Festa do Caju e Exposição Agropecuária de Jaçanã (Ranqueada), Jaçanã.



Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve