quinta-feira, 14 de maio de 2015

Corpo de Bombeiros capacita surfistas potiguares para salvamentos

Ação acontece nos dias 9 e 11 de junho nas praias de Ponta Negra e Pipa.


Treinamento acontece nas praias de Ponta Negra e Pipa (Foto: Fernanda Zauli/G1)

O Corpo de Bombeiros e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) vão capacitar surfistas potiguares para contribuir com a redução de afogamentos no litoral do Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte do projeto Surf-Salva que estava paralisado no estdo desde 2006.

A ação acontece nos dias 09 e 11 de junho, quando duas turmas serão formadas nos cursos de resgate, sendo um realizado na praia de Ponta Negra e outro em Pipa. Durante as aulas, os participantes irão aprender técnicas de salvamento com o uso de pranchas de stand up paddle – SUP e pranchas de surf. O propósito do Surf-Salva não é formar profissionais em salvamento e sim contribuir com a redução de afogamentos, onde toda a sociedade tem papel e responsabilidade de ajudar.

De acordo com o Tenente Coronel Luiz Monteiro Junior, chefe do Serviço Operacional do CBMRN, a capacitação envolve instruções teórica e prática das modalidades de Sup e Surf, sendo demonstradas técnicas de abordagens às vítimas e a aplicação do suporte básico de vida. “Queremos aproveitar o potencial de salvamento das pessoas que estão todos os dias nas praias junto com os Guarda-Vidas e com isso reduzir os índices de afogamentos, garantindo que mais vidas sejam salvas em nosso estado”, disse o oficial.

Os interessados em participar do Projeto Surf-Salva, devemo procurar o Grupamento de Busca e Salvamento – GBS, localizado na Av. Antônio Basílio, nº 1855, Bairro Lagoa Nova (escola Estadual Professor Acrísio Freire) ou entrar em contato pelo telefone  3232-9308 para maiores informações.



Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve