Ação acontece nos dias 9 e 11 de junho nas praias de Ponta Negra e Pipa.
Treinamento acontece nas praias de Ponta Negra e Pipa (Foto: Fernanda Zauli/G1)
O Corpo de Bombeiros e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) vão capacitar surfistas potiguares para contribuir com a redução de afogamentos no litoral do Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte do projeto Surf-Salva que estava paralisado no estdo desde 2006.
A ação acontece nos dias 09 e 11 de junho, quando duas turmas serão formadas nos cursos de resgate, sendo um realizado na praia de Ponta Negra e outro em Pipa. Durante as aulas, os participantes irão aprender técnicas de salvamento com o uso de pranchas de stand up paddle – SUP e pranchas de surf. O propósito do Surf-Salva não é formar profissionais em salvamento e sim contribuir com a redução de afogamentos, onde toda a sociedade tem papel e responsabilidade de ajudar.
De acordo com o Tenente Coronel Luiz Monteiro Junior, chefe do Serviço Operacional do CBMRN, a capacitação envolve instruções teórica e prática das modalidades de Sup e Surf, sendo demonstradas técnicas de abordagens às vítimas e a aplicação do suporte básico de vida. “Queremos aproveitar o potencial de salvamento das pessoas que estão todos os dias nas praias junto com os Guarda-Vidas e com isso reduzir os índices de afogamentos, garantindo que mais vidas sejam salvas em nosso estado”, disse o oficial.
Os interessados em participar do Projeto Surf-Salva, devemo procurar o Grupamento de Busca e Salvamento – GBS, localizado na Av. Antônio Basílio, nº 1855, Bairro Lagoa Nova (escola Estadual Professor Acrísio Freire) ou entrar em contato pelo telefone 3232-9308 para maiores informações.
Do G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será exibido em Breve