sábado, 6 de junho de 2015

Artista britânico causa polêmica com escultura em forma de vagina na França


Tema de exibição nos arredores de Paris, Anish Kapoor enfrenta críticas por conta de instalação nos jardins do Palácio de Versalhes.


Escultura de metal foi instalada dos jardins do Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris. (Foto: Reuters)

Um dos mais consagrados artistas plásticos contemporâneos da Grã-Bretanha, Anish Kapoor está no centro de uma polêmica envolvendo sua exposição na França.

O pivô é Canto Sujo, uma escultura de metal instalada dos jardins do Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris. Uma espécie de caverna gigante, a escultura foi descrita pelo próprio Kapoor, de 61 anos, como uma representação de uma vagina. Cuja "entrada" está voltada para a fachada do palácio.

"Ela representa a vagina de uma rainha que assume o poder", disse o artista, numa entrevista para jornal francês Le Journal du Dimanche que ele tentou relativizar depois de a obra atrair críticas pesadas na França - "suja" e "grosseira" foram alguns dos adjetivos usados para descrever Canto Sujo.

Interpretação
O Palácio de Versalhes foi o centro de poder da França durante quase um século. Lá, por exemplo, viveu Maria Antonieta, a notória rainha decapitada pela Revolução Francesa, em 1789.

Turistas visitando o local, uma das principais atrações turísticas de Paris e arredores, reclamaram da escultura de Kapoor.

Mas Canto Sujo também recebeu elogios de intelectuais feministas francesas, como a filósofa Fabienne Brugère, para quem a "vagina" desperta questões sobre igualdade de gênero, além de questionar o poder simbólico da extinta realeza francesa.

"Kapoor também fabrica o que se pode chamar de objetos incertos, cuja interpretação não pode ser única", afirmou Brugère ao jornal Libération.

Na sexta-feira, o britânico, vencedor do renomado prêmio Turner Prize, e mais conhecido pelo público internacional por ser o autor do Orbital, a gigantesca torre de ferro retorcido erguida ao lado do Estádio Olímpico de Londres para os Jogos de 2012, disse ter sido mal interpretado na entrevista.

"Uma obra tem múltiplas interpretações. Claro que uma delas envolve nossos corpos e nossa sexualidade. Mas certamente não é a única coisa que se pode dizer de Canto Sujo".

A escultura de metal não é a única obra trazida por Kapoor para a exposição em Versalhes. Há ainda um jogo de espelhos que se tornou bem mais popular com os turistas visitando Versalhes e posando para selfies.

Da BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve