terça-feira, 16 de junho de 2015

Exigência para troca de extintor ABC em carros será adiada pela terceira vez




O Ministério das Cidades informou nesta segunda-feira (15) que será adiada novamente a data limite para que os motoristas instalem os extintores de incêndio tipo “ABC” nos carros. Essa é a terceira vez que o prazo será estendido.

Segundo a pasta, o ministro Gilberto Kassab apresentou ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) o pedido para adiar por mais 90 dias o início da obrigatoriedade do equipamento que controla fogo em estofados, tapetes e painéis.

Após o último adiamento, o prazo que estava em vigor era de 1º de julho. A resolução com a nova data deverá ser publicada ainda nesta semana.

O ministério não informou a razão do novo adiamento. As outras prorrogações, no entanto, tinham ocorrido pela dificuldade de motoristas encontrarem o novo modelo de extintor.

Os carros fabricados a partir de 2010 já são equipados com esse tipo de extintor, com carga à base de bicarbonato de sódio e validade de cinco anos. Os antigos extintores, da categoria “BC”, são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis.

No Estado de São Paulo, mais de um terço da frota registrada foi fabricada até 2009, e precisarão fazer a troca do equipamento. A partir da nova data, quem não tiver o novo extintor fica sujeito a multa de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.


www.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve