domingo, 8 de novembro de 2015

Dermatologistas atendem mais de 900 pessoas no Dia de Combate ao Câncer de Pele no RN


Orientar, diagnosticar, tratar e até fazer cirurgias em mais de 900 pessoas: foram essas as ações dos dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Rio Grande do Norte neste sábado (7) no dia “C” de Combate ao Câncer de Pele. O dia de atendimento médico voluntário foi feito no Hospital da Liga Contra o Câncer na unidade das Quintas, instituição parceira da SBD na ação de combate ao câncer.

Uma das primeiras da fila, a aposentada de 66 anos Maria da Conceicao Oliveira se queixava de uma lesão no braço que foi retirada através de pequena cirurgia após avaliação do dermatologista. O mesmo aconteceu com Francisco Belarmino dos Santos de 68 anos que já teve câncer de pele duas outras vezes. “É muito bom saber que posso cuidar da minha saúde aqui. No ano passado, eu tirei uma lesão do nariz e há 6 anos, tive uma na orelha. Quando eu soube do atendimento aqui, vim logo cuidar desse outro”, desabafa.

O atendimento foi feito durante todo o dia por uma equipe com mais de 30 dermatologistas que orientaram os pacientes quando a fotoprotecao, cuidados com a pele e saúde. “O Rio Grande do Norte desponta com preocupação no ranking de novos casos de câncer de pele no Brasil e por isso, todas as ações da SBD no Estado são direcionadas ao atendimento aos pacientes mais carentes que muitas vezes nunca foram a um dermatologista, nao sabem que tem diagnóstico e sofrem com câncer de pele”, aponta o presidente da SBD RN, o dermatologista Leonardo Ribeiro.

Os pacientes foram atendidos na triagem, nos consultórios e nos centros cirúrgicos do Hospital da Liga Contra o Câncer. Os cuidados com a saúde foram as principais orientações dos dermatogistas. “É preciso que a população use protetor solar todos os dias”, destaca a dermatologista e membro da SBD Larissa Morais.

Entre os pacientes atendidos na ação, muitos eram do interior e da região litorânea do RN, como a aposentada Maria Nazaré Martins, de 82 anos que mora em São Miguel do Gostoso. “Minha vida inteira foi dedicada ao turismo e comércio na praia. Agora vou cuidar da minha saúde”, comenta. Após exames, os dermatologistas que atenderam a paciente descartaram a suspeita de câncer de pele. “Estou satisfeita com o resultado e com a atencao que recebi. Estava preocupada com esse sinal”, frisa.

Nos centros cirúrgicos o atendimento dos dermatologistas era feito com a retirada das lesões e orientações de fotoproteção.

Os casos mais graves de câncer de pele que não puderam ser operados pelos dermatologistas no Dia “C” de Combate ao Câncer de Pele foram agendados para a próxima semana no Hospital da Liga.

A ação proposta pela SBD com atendimento voluntário dos dermatologistas teve apoio do Hospital da Liga Contra o Câncer; da água mineral Sterbom; das secretarias de saúde do Prefeitura de Natal e do Governo do Estado.



Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve