terça-feira, 5 de julho de 2016

Produção de petróleo no Brasil cresceu 8,6% em maio, diz ANP


A produção nacional de petróleo cresceu 8,6% em maio, chegando a 2,487 milhões de barris por dia, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (5) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O valor representa alta de 3,1% com relação ao mesmo mês de 2015.

Já a produção de gás natural totalizou 99,8 milhões de metros cúbicos por dia, aumento de 4,2% frente ao mês anterior e de 7,2 % na comparação com maio de 2015. Somando petróleo e gás, a produção nacional foi de 3,115 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

O crescimento da produção se deu pelo retorno de plataformas que estavam paradas para manutenção e a entrada de novos poços em operação no pré-sal, segundo informou a Petrobras em junho.

De acordo com a ANP, os 56 poços do pré-sal produziram 928,9 mil barris de petróleo e 34,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia em maio, totalizando 1,146 milhão de barris de óleo equivalente por dia. O volume é 15,2% superior ao registrado em abril.

O campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, permanece como o maior produtor de petróleo e gás natural, com uma média de 439,4 mil barris de petróleo e 19 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Segundo os dados da ANP, a Petrobras é dona de 82% de toda a produção nacional. O segundo maior produtor, a empresa resultante da fusão entre Shell e BG, tem 7,8%, ou 245 mil barris de óleo equivalente por dia. O restante é dividido entre 40 outras empresas.

Folha Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve