domingo, 21 de agosto de 2016

Em protesto, dupla de treinadores da Mongólia tira a roupa no fim da luta








Uma cena inusitada foi vista neste domingo na luta olímpica. Diferentemente do habitual, não foi um golpe que chamou a atenção do público no Arena Carioca 2 e sim a “quase nudez” de dois técnicos da Mongólia. Irritados com a penalidade por falta de combatividade para o atleta Mandakhnaran Ganzorig – que acabou decidindo a luta em favor do rival, Ilkhativor Navruzov, do Uzbequistão – os dois treinadores invadiram o tapete e começaram a tirar as roupas.

Em vão, os árbitros tentaram conter a dupla, que seguiu o striptease quase até o fim – ficando apenas de sunga, enquanto o público se dividia entre vaias e aplausos. A fúria não se resumiu ao tapete de lutas. Ao passar pela zona mista aos prantos, Ganzorig chutou a grade que o separava dos jornalistas. O combate valia a decisão da medalha de bronze na categoria 65kg. Apesar dos protestos, o atleta uzbeque foi declarado vencedor.

A polêmica surgiu nos segundos finais da luta, quando o placar marcava 7 a 6 em favor de Ganzorig, da Mongólia. Faltando 5 segundos para encerrar o combate, o atleta começou a comemorar, levantando os braços e dando passos para trás, o que nas regras do wrestling pode ser interpretado como estar “fugindo” da luta.

Assim que o juiz terminou o combate, no que parecia ser a vitória da Mongólia, a delegação uzbeque protestou da falta de combatividade (ou passividade) do oponente. A revisão foi acatada e o empate em 7 a 7 foi declarado. Como o último ponto foi marcado pelo uzbeque, a vitória ficou com ele. E ali se iniciava a confusão, com o protesto acalorado dos dois treinadores de Ganzorig.


O ouro na categoria até 65kg estilo livre ficou com o russo Soslan Ramonov, que derrotou Toghrul Asgarov, do Azerbaijão na final. Completou o pódio o cubano naturalizado italiano Frank Chamizo, que venceu o americano Frank Molinaro na disputa do outro bronze da categoria.



Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve