sexta-feira, 24 de março de 2017

Aplicativo de celular mede contagem e movimento dos espermatozoides



Pesquisadores da Universidade Harvard desenvolveram um aplicativo de smartphone para medir a contagem de espermatozoides, que, segundo eles, pode ser usado em casa sem treinamento especial.

– Queríamos encontrar uma solução para fazer em casa testes de infertilidade masculina tão simples e acessíveis quanto os testes de gravidez – conta Hadi Shafiee, autor principal da pesquisa, publicada na revista “Science Translational Medicine”.

Shafiee criou um dispositivo externo usando peças retiradas de CD e DVD. O esperma é carregado no dispositivo, que então se conecta a um smartphone.

Em seguida, usando um aplicativo para celular, os usuários conseguem analisar pela tela do telefone a amostra do esperma e seus movimentos. Foram realizados testes com mais de 350 amostras de sêmen, e o sistema identificou amostras anormais com 98% de precisão.

Coautor do estudo, John Petrozza, descreveu o dispositivo como uma “mudança de jogo”:
– Hoje os homens precisam fornecer amostras de sêmen em salas de hospital, uma situação que muitas vezes provoca estresse, constrangimento, pessimismo e decepção – explica. – Os testes clínicos são laboratoriais, demorados e subjetivos. Nosso teste, por sua vez, é de baixo custo, altamente preciso e pode analisar uma amostra de sêmen não diluída em menos de cinco segundos.

Os pesquisadores esperam que, logo após a conclusão dos testes, o app seja aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Com a produção em massa, o

– Estou confiança de que o preço pode ser inferior a US$ 50 – conta Petrozza.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve