terça-feira, 11 de julho de 2017

Sobre comida e festivais gastronômicos e culturais para 2017

Viajar no mês de julho/agosto para curtir as serras potiguares faz parte do calendário do turista regional desde que o município de Martins abriu caminho, em 2008, para o circuito de festivais gastronômicos e culturais. De lá pra cá muita água correu serra abaixo e o calendário tornou-se intermitente, ao sabor da vontade política dos prefeitos e gestores, e isso fez descontinuar as boas ações já consolidadas, principalmente em Martins, Portalegre e Monte das Gameleiras…

Mas eis que 2017 promete bons eventos entre as serras e o litoral. Soube que Martins terá festival este ano com recursos da prefeitura local. Como a edição será promovida pela própria prefeitura, ainda está em fase de publicação de editais. Mas há outros cinco festivais estão programados para este ano no RN e que você não deveria perder. Dois deles são nas serras potiguares. E pela primeira vez o Festival Gastronômico da Pipa fará uma prévia em Natal. Sem falar no retorno do Festival Gastronômico de Natal, na praça Pedro Velho. Confira os primeiros detalhes:

Festival de Inverno de Serra de São Bento



De 4 a 6 de agosto de 2017. O festival acontece deste 2006 na cidade de Serra de São Bento, localizada na serra da Borborema potiguar, a 115 km de Natal. Mesmo que o foco não seja só gastronômico, o clima agradável e a beleza da região já são desculpa de sobra para subir a serra. 

A programação lembra uma festa de interior com eventos culturais, esportivos, shows musicais e espaço gastronômico. Entre as atrações para este ano estão confirmados um festival de cachaça e outro de cervejas artesanais; a tradicional feira de artesanato e moda (a região possui fábricas de confecções) exposições, agrovila da Serra, “Projeto Piloto para o Turismo Rural” (secretaria de Agricultura do RN/ Emparn/Emater). 

Tem o Moto show, cavalgada, apresentações artísticas e culturais locais e regionais. A Pousada Villas da Serra, que integra o Roteiros de Charme, costuma realizar ações paralelas na área de gastronomia e turismo. Outro local que pega carona na festividade para promover a gastronomia é a charmosa pousada Pedra Grande.

Entre os shows adiantados pela assessoria de imprensa estão Isaque Galvão, Solteirões do Forró , Orquestra Sinfônica, apresentação de grupos folclóricos , banda Perfume de Gardênia, Alcimar Monteiro.

1º Festival Gastronômico e Cultural da Pipa em Natal



Pela primeira vez a produção do Festival da Pipa realizará uma etapa em Natal. Será de 1º a 3 de setembro, no Espacial Mall, av Engenheiro Roberto Freire, Ponta Negra. A programação ainda não está fechada, mas haverá feira gastronômica e chefs convidados.

13º Festival Gastronômico e Cultural na Pipa


A edição do festival realizado na praia mais charmosa do litoral sul, já tem data fechada. Será entre 22 e 29 de setembro, na área do estacionamento dava Baía dos Golfinhos, na avenida principal. De acordo com o realizador André Rockert, o local será dividido em espaço Vila dos Chefs (com tendas de profissionais convidados) e a Vila da Pipa (espaço para restaurantes). Também haverá concursos, o guia dos restaurantes, os Festins e o Tacho solidário.

XV Festival de Inverno de Cerro Corá



A edição está confirmada para os dias 4,5 a 6 de agosto, no município serrano da microrregião de Serra de Santana. A programação ainda está em construção, mas na página do festival no facebook tem contatos para quem deseja alugar casas ou apostar no cama, café e rede. Para quem não sabe, Cerro Corá tem vários atrativos naturais e é o lugar onde nasce o Rio Potengi.



Festival Gastronômico e Cultural de Natal


Será em dezembro em Natal, no bairro de Petrópolis, mas a data ainda não está confirmada. Com realização do empresário Walde Faraj, criador do Circuito de Festivais do RN, o tema será Natal em Natal, com foco na gastronomia potiguar do período natalino, suas tradições, criações e heranças. A praça Pedro Velho e o Palácio dos Esportes deverão ser ocupados com oficinas, palestras, a Cozinha-Show original e muitos restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será exibido em Breve