sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Festa do Boi 2017 abre neste sábado, 7, com inovações e número ainda maior de atrações


Maior evento agropecuário do Rio Grande do Norte e um dos mais tradicionais do Nordeste, a Festa do Boi abre, neste sábado, a sua 55ª edição. Promovida pela Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC) e pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), a Festa do Boi chega aos 55 anos revitalizada, com muitas inovações, um mix ainda maior de produtos e serviços e com formato e visual repaginados.

O evento será aberto às 17 horas deste sábado, na Pista de desfiles e julgamentos, pelo presidente da ANORC, Marcelo Passos Sales e pelo governador Robinson Faria. Deverão participar da solenidade de abertura dirigentes de núcleos e associações de criadores, representantes de parceiros e patrocinadores da Festa. Na ocasião, o ex-governador, ex-senador e ex-presidente da Anorc, Geraldo Melo, o ex-senador e ex-ministro Fernando Bezerra e o agropecuarista Anderson Abreu Júnior serão homenageados por relevantes serviços prestados à atividade pecuária do Estado.

INOVAÇÕES

Além dos tradicionais leilões, julgamentos e desfiles de raças de bovinos, equinos, caprinos e ovinos, a Festa do Boi terá inovações como a Feira de Aquarismo do Rio Grande do Norte (FEAQUARN) e a Exposição Nacional de Peixes Ornamentais, a Mostra Nacional de Queijos Artesanais, que faz parte da programação do Espaço Sebrae Empreendedor Terroir, que trará grandes chefs como os premiados Alex Atala e Raquel Novais a Parnamirim e promoverá a exposição, degustação e comercialização de produtos que unem qualidade e valorização da cultura local.

TRÊS TAMBORES

Uma das inovações da edição 2017 da Festa do Boi já começa antes mesmo de sua abertura oficial. O Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, receberá até a noite deste sábado, 7 de outubro, a etapa final da Copa Potiguar Vetnil de 3 Tambores, com a participação de cerca 200 participantes e R$ 20 mil em prêmios.

MAIS SHOWS

Outra inovação está no aumento de espaços de shows. Além da tradicional Arena de Shows, com shows nos dias 12 (Larissa Manoela) e 13 (Bell Marques, Aviões do Forró e Wallas Arrais), a Festa do Boi terá mais dois ambientes para muita diversão: o Tattersal, tradicional espaço de leilões, será o palco do Forró Premium na noite deste sábado, 7 (shows de Socorro Lima, Rita de Cássia e Puxado) e a Arena de Rodeio com shows nos dias 7 (Joelma), 8 (Cavalo de Aço), 11 (Chicabana, Samyra Show e Fábio Diniz) e 14, com shows de Vicente Nery, Edson Lima e Gianinni.

ANIMAIS, A MAIOR ATRAÇÃO

Oficialmente denominada de Exposição de Animais e Equipamentos Agrícolas, a Festa do Boi reunirá no Parque Aristófanes cerca de 1 mil animais puros de origem e alta linhagem genética. Serão realizados seis leilões nas noites de domingo, 8 (Leilão Emparn e Convidados), segunda, 9 (Nuleite), quarta, 11 (II Leilão Nelore Potiguar), quinta, 12, (Leilão Sindi Estrelas 15 anos), culminando na sexta-feira, 13, com o Leilão Pérolas do Nordeste.

De segunda à sexta, serão realizados os tradicionais julgamentos, incluindo as raças de bovinos (Pardo-Suíça, Sindi, Gir, Nelore, Girolando, Guzerá e Guzerá Aptidão Leiteira). Outras atrações serão o desfile de cavalos Quarto de Milha, a Galeria dos Garanhões e o XI Exposição Ranqueada do Cavalo Pônei de Parnamirim, com animais de diversas partes do Nordeste.

Os passeios de pôneis são uma atração à parte durante todos os dias da Festa do Boie principalmente no dia 12, dedicado às crianças, quando além dos animais palhaços estarão espalhados pelo parque para interagir com as crianças.