domingo, 29 de julho de 2018

Qual a diferença entre blogueiro e digital influencer por Leandro Rodrigues

No cenário de celebridades do mundo virtual, há coisas que causam confusão em pessoas comuns e que não estão tão habituadas com alguns termos e com algumas tendências. Uma das grandes confusões do momento é a mistura de “digital influencer” e blogueiro. Como diz minha mãe, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.


Blogueira ou blogueiro, de acordo com o dicionário, é um termo brasileiro utilizado para designar indivíduo que publica em blog. Essa pessoa pode ou não ter grande número de leitores. Pode ou não ser referência na sua área de atuação. No início do movimento das celebridades da internet, eram os blogueiros e blogueiras quem comandavam tudo.

Já “digital influencer” é um termo utilizado para designar aquelas pessoas que formam opinião, tendência e influenciam outras pessoas pelas redes sociais. Podem ou não ter um blog. Porém, utilizam as redes sociais de forma profissional e recebem por isso.

Há blogueiras e blogueiros que são digital influencer nas mais diferentes áreas de conhecimento. Assim como há influenciadores digitais que são blogueiros. A grande diferença , na prática, é que quem se propõe a ter o blog escreve sobre determinado assunto que depois viraliza para as plataformas sociais.

É muito frequente isso ocorrer com as meninas que geram conteúdo de moda e de maquiagem, que são – e precisamos reconhecer isso – as grande precursoras de todo esse movimento. Alice Salazar, por exemplo, começou com um pequeno blog dando dicas de maquiagem. Para facilitar as explicações de como fazer a maquiagem criou um canal no youtube, que deu grande repercussão. Ela foi se profissionalizando e hoje é uma blogueira que é “digital influencer” em tendências de moda e maquiagem. Como ela há vários outros nomes.

Já Rafa Kalimann, que é uma das “digital influencers” de maior destaque no segmento da moda, não é blogueira. Ela é uma modelo bastante requisitada e utiliza as plataformas digitais como profissão. São milhares de seguidores e bastante tempo dedicado para que o trabalho tenha um bom desempenho.
Tanto o trabalho de blogueiro (a) como de influenciador digital requer bastante tempo, dedicação e empenho. Ninguém chega ao topo do dia para a noite.

Ninguém se mantém lá sem inovação e dedicação. Não são profissões fáceis e a concorrência é bastante desleal. Mas isso é um papo para uma nova conversa.

Até lá!